Ir para o conteúdo Pular para o rodapé

A Cura Queijaria: Uma História de Transformação e Paixão pelo Queijo Artesanal

A Cura Queijaria nasceu no início de 2023 ainda de maneira informal, mas sua essência foi construída ao longo de uma jornada de vida marcada por mudanças, desafios e paixão por comida de verdade. Minha trajetória começou bem distante do universo dos queijos: foram 15 anos atuando na advocacia tributária em grandes empresas e escritórios. No entanto, a ideia de abrir uma queijaria começou a se formar, quase sem que eu percebesse, a partir de experiências vividas nesse ambiente corporativo e muito inspirado nas lojas de queijos europeias.

A comida sempre esteve no meu DNA. Descendente de sírios e italianos, e nascido em Minas Gerais, passei incontáveis horas na cozinha e à mesa com família e amigos, celebrando a conexão que a comida proporciona. Mesmo no mundo corporativo, a conversa sobre comida era inevitável. Em reuniões, clientes e fornecedores frequentemente me perguntavam: “Daniel, onde consigo comprar um queijo bom? Vir a Minas e não levar um queijo para casa é um sacrilégio!” Em função do tempo corrido dos executivos, ir ao Mercado Central era quase impossível, e encontrar um legítimo queijo Queijo Minas Artesanal era um desafio. Numa transição muito natural, a curiosidade já havia tomado conta da minha rotina e o hobby passou a se tornar um compromisso em experimentar cada vez mais. Aos poucos, pessoas mais próximas sempre demonstravam interesse em me perguntar sobre queijos, desde a indicação onde comprar e com que harmonizar.

A loja de queijos, inicialmente, era um plano para o futuro, algo pensado para a aposentadoria. Mas em 2021, a vida me deu um motivo para antecipar esse sonho. Durante a onda roxa da pandemia, fui internado com COVID-19. Meus filhos, um casal de gêmeos de 2 anos e meio e minha caçula com pouco mais de 1 ano à época, ficaram em casa enquanto eu enfrentava 30 dias de internação – sete deles intubado e 20 dias na UTI. Foi um período de pesadelos, procedimentos médicos intensos e reflexões profundas. Ao sair, a recuperação foi longa e dolorosa, e voltar ao trabalho corporativo não era mais uma opção, pois, depois de passar por isso tudo, precisava trabalhar com algo que despertasse verdadeiramente interesse e alegria para as pessoas. E o jargão é real: ninguém é triste comendo queijo. Amigos e familiares foram unânimes nesta mudança de rota: “Agora é a hora de abrir sua queijaria.”

Assim nasceu a Cura Queijaria. O nome vai além do processo da cura dos queijos – ele representa também a minha cura pessoal e uma reconexão com algo que realmente me inspira.

Percebi que havia uma grande lacuna no mercado para atender o turista corporativo e os apaixonados por queijo: muitas pessoas queriam levar para casa um queijo legítimo, mas enfrentavam dificuldade para encontrar produtos de qualidade, sem falar na falta de informações sobre origem, harmonização e autenticidade. Isso me motivou a criar um espaço que não apenas oferecesse queijos artesanais, mas também compartilhasse conhecimento e histórias que conectassem as pessoas a esses produtos, além de ser um produto promissor no cenário global.

Logo, o que mais conquistava os clientes era a experiência que proporcionávamos: explicar a história por trás de cada queijo, quais cuidados seguir no seu manejo e armazenamento, assim como sugerir harmonizações e apresentar curiosidades. Foi nesse contexto que criamos a AssinaCURA, uma curadoria mensal de queijos artesanais brasileiros. A assinatura inclui quatro frações de queijos e dois acompanhamentos, permitindo aos clientes explorarem o rico universo dos queijos artesanais e ao longo de um ano, são quase 50 queijos experimentados e vividos de um mercado que cresce exponencialmente no Brasil.

A experiência corporativa nos aproximou das exigências e formalidades de grandes empresas de forma a atendê-los sem informalidades. E trouxe uma visão para criar kits para presentear parceiros de negócios, com uma combinação de queijos e acompanhamentos, frutos do rico mundo artesanal que é umas das essências da cultura gastronômica mineira. Kits corporativos unem sofisticação e qualidade. Alguns exemplos são os kits pensados para agradar determinados públicos que valorizam cada momento de degustação de queijos. Por exemplo: kit café da manhã (inclui queijos suaves, geleias, mel e café), especialista (queijos exóticos ou raros e acompanhamentos finos) e, mineiro (tradicional combinação de queijos doce de leite, goiabada e café). Esses produtos têm sido muito procurados tanto para presentes pessoais quanto para eventos empresariais, consolidando nossa posição como referência no segmento.

As vendas, são em sua maioria, por e-commerce ou através de horários agendados em nosso espaço. Nossa curadoria vai dos mais tradicionais queijos canastras aos pouco conhecidos e diferenciados queijos autorais artesanais produzidos Brasil afora, seja das mais diversas raças de vacas, cabras, búfalas e ovelhas. Buscar inovação num mercado tão tradicional é nosso principal desafio. É uma ponte entre o passado e o futuro, entre a tradição e a modernidade, e entre pessoas que compartilham o amor pelo que é genuíno. Cada queijo que passa por nossas mãos conta uma história, e nós temos o privilégio de ser os contadores dessa narrativa. Nossa sensação é que essa cultura é passada para frente, pois muitos dos nossos clientes são indicações de boca a boca ou de pessoas que já foram presenteadas com nossos produtos.

Ir para o topo