A AssinaCURA de abril chegou e foi pensada para um mês de temperaturas mais amenas, com queijos levemente mais intensos.
O queijo bola é um dos clássicos do sul de Minas. Esta versão, produzida pela Perroni Queijos, em Itamonte, é maturada por 30 dias. Versátil, ele dá um charme no seu café da manhã, pois derrete muito bem. Como aperitivo, harmoniza com cervejas amadeiradas e vinhos tintos leves.
O queijo San José, produzido na serra capixaba, é inspirado na tradição italiana e maturado por dois meses. Apresenta uma complexidade de sabores adocicados, picantes e notas frutadas. Vai bem com nozes, uvas, vinhos brancos leves, tintos suaves e cervejas mais complexas — especialmente as frutadas.
O Reserva da Mantiqueira é um queijo espetacular, maturado por um ano. Inspirado na tradicional receita do Gruyère suíço, seu longo tempo de cura transforma o dulçor típico dos queijos mais jovens em picância, mantendo, no entanto, uma massa amanteigada, que proporciona longa salivação e presença marcante em boca. Ótimo para receitas finas e quentes!
O Bugio Pérola Negra é uma versão do queijo Alagoa muito aromática. Seus sessenta dias de maturação resultam em um sabor frutado, complexo e sutil. É uma opção refrescante que acompanha bem bebidas geladas, leves e drinks frutados.
De Guaporé, apresentamos o salame da charcutaria Don Cutello; e, de Belo Horizonte, o caramelo salgado com castanhas da Caramelos Olina.
Essa edição está imperdível! E não se esqueça: nossos kits são limitados!
Conheça os queijos desta edição

Queijo San José
O queijo San José, da queijaria Artelatte (ES), é um queijo de massa semi-cozida, maturado por 2 meses, com sabor adocicado e toques picantes. Inspirado na tradição italiana, recebeu o Selo Arte, certificando sua produção artesanal. Harmoniza bem com nozes, uvas, vinhos brancos leves (Chardonnay, Sauvignon Blanc), tintos suaves (Pinot Noir, Cabernet Franc) e cervejas de trigo (Witbier). Deve ser armazenado refrigerado.

Queijo Bola Curado
A Perroni Queijos (Itamonte/MG) é uma das mais tradicionais famílias queijeiras da cidade. O queijo bola, maturado por 30 dias, é tradicionalmente um queijo amarelo de consistência semidura, em formato esférico e envolto por uma casca de cor rósea a vermelha, uma ótima opção para sanduíches e receitas que necessitem de queijos derretidos, além de receber destaque numa tábua acompanhado de frutas secas e castanhas. Cervejas amadeiradas e vinhos tintos leves vão combinar muito bem.

Queijo Bugio Pérola Negra
Uma versão muito perfumada do queijo de Alagoa, envolvido por uma fina camada de tintura preta. Este queijo é muito aromático e seus 60 dias de maturação entregam sabor frutado, complexo e sutil. É uma opção refrescante que acompanha bebidas geladas e leves. Também é uma ótima opção para finalizar pratos de massas e saladas. Drinks refrescantes como Gin Tonica, Aperol Spritz e Caipirinha acompanham-no muito bem.

Queijo Mantiqueira Reserva
Os queijos da Queijaria Spaniol (Passa Quatro/MG) são produzidos pelo mestre queijeiro Valdir Spaniol, que se formou na Suíça. O frescor do leite e o terroir da região são os diferenciais para a produção de queijos de altíssima qualidade. Algumas receitas são inspiradas na tradição suíça, como esta variação do Gruyère. Seu longo tempo de maturação reduz o dulçor, realçando a picância sem comprometer a untuosidade. Ideal para ser apreciado com bebidas complexas e um mel especial.
Receita: Tacos
Ingredientes
1 pacote de tortilla para tacos (encontra em bons mercados)
500g de carne moída (patinho ou acém)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro picado (opcional)
1 colher (sopa) de óleo ou azeite
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de chilli em pó (ou a gosto)
1/2 colher (chá) de orégano seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de água
Suco de 1/2 limão
Preparo
- Aqueça o óleo em uma frigideira e refogue a cebola até ficar translúcida.
- Adicione o alho e refogue por mais 30 segundos.
- Acrescente a carne moída e cozinhe até dourar, mexendo para não formar pedaços grandes.
- Junte o tomate (se usar), o cominho, a páprica, o chilli em pó, o orégano, o sal e a pimenta. Misture bem. Adicione a água e deixe cozinhar em fogo médio até reduzir e a carne ficar suculenta. Finalize com o suco de limão e misture bem.
Sugestão de montagem: Sirva nas tortillas com guacamole, queijo Bola Curado Perroni ralado, sour cream (misture cream cheese com limão até dar consistência) e coentro fresco! Se não tem Tortillas, faça com Wrap.
julho 2025
As férias de julho estão chegando — e com elas, a chance de desfrutar queijos maravilhosos para acompanhar esse friozinho perfeito para comidas e bebidas aconchegantes.
Neste mês, você vai explorar quatro queijos deliciosos, de diferentes regiões brasileiras.
Começamos pelo Tulpen, inspirado no tradicional Maasdam holandês. Produzido pela Melkland, em Castro (PR), é um queijo untuoso, levemente adocicado e com notas amadeiradas — perfeito para derreter ou harmonizar com cervejas tipo stout ou vinhos com passagem por barrica.
Do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, vem o Jacuba, um legítimo Queijo Minas
Artesanal, com cerca de 20 dias de maturação. A ação das bactérias nativas promove uma proteólise que traz cremosidade e mais sabor a esse queijo macio, amanteigado e de acidez equilibrada. Em 2021, ele conquistou o primeiro lugar no concurso estadual entre mais de 130 concorrentes.
Já o Mantiqueira de Minas, do produtor Tiago Barbosa, revela a força dos queijos de longa maturação. Feito com leite de vacas Jersey e curado por 6 meses, tem textura firme, sabor frutado e um umami marcante e persistente. Vai bem com vinhos encorpados, cervejas cítricas ou finalizando massas e saladas. Na tabua de frios, sirva-o com mel.
Por fim, o Frassinella — suculento e delicado. Inspirado no queijo Caciotta, é um queijo de massa mole, orgânico, produzido em Cássia dos Coqueiros (SP), que une tradição italiana e sustentabilidade. Macio como poucos, é versátil e perfeito para um café da manhã especial.
E para acompanhar os queijos de julho, você vai conhecer um pouco mais sobre os
diferentes tipos de floradas no mel. Aproveite os dois méis artesanais — de florada de laranjeira e florada de café — e perceba como as flores influenciam o sabor. A edição traz ainda um chá misto artesanal de erva-mate, maçã, limão e hortelã, que pode ser servido quente, gelado ou até em drinks.
Conheça os queijos desta edição
Queijo Tulpen

Inspirado na tradicional receita de um dos queijos holandeses mais famosos, o Tulpen traz características muito parecidas com o Maasdam. É um queijo super untuoso, levemente adocicado e com notas amadeiradas. Produzido por descendentes holandeses no interior do Paraná, em Castro, cidade muito famosa pela produção leiteira de alta qualidade. Este queijo tem um ótimo derretimento e fica ótimo se harmonizado com cervejas com sabor levemente amargo e com aroma de chocolate, como a stout. Vinhos que carregam um tempo de descanso em barricas também são excelentes para acompanhá-lo.
Queijo Jacuba

Produzido na Fazenda DuJAPA, em Coronel Xavier Chaves (MG), o Queijo Jacuba é um legítimo representante do Queijo Minas Artesanal da tradicional região do Campo das Vertentes. Feito com leite cru de vacas Jersey, destaca-se pela qualidade do leite, que confere sabor marcante, textura amanteigada. Sua cura média de 22 a 23 dias resulta em uma casca lisa, de cor amarelo-palha, e interior macio, com notas levemente adocicadas e aroma elegante.
O Jacuba ganhou destaque nacional ao conquistar o 1º lugar no 13.º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, entre mais de 130 concorrentes, com a maior pontuação em sabor e aroma. É produzido artesanalmente por Maria Teresa e Edmar Boari (ou Japa), que mantêm uma produção cuidadosa, com apenas quatro ingredientes: leite cru, pingo, coalho e sal.
Ideal para compor tábuas de queijos, harmoniza com cafés especiais, cervejas artesanais e vinhos tintos leves.
Queijo Frassinella

Produzido na Fazenda Terra Límpida, em Cássia dos Coqueiros (SP), o Frassinella é um queijo fresco artesanal de leite de vaca de uma fazenda orgânica e certificada pelo bem estar dos animais além de ser inspirado na tradição queijeira da Toscana, Itália, cujos descentes trouxeram a expertise para o Brasil. Sua maturação curta, de aproximadamente 20 dias, resulta em uma textura macia, úmida e cremosa, com sabor suave, levemente ácido e delicadamente adocicado.
Esta e a versão natural, mas pode ser encontrado também em versões temperadas com sementes de feno-grego, pimenta calabresa ou ervas finas — que conferem ao queijo aromas sutis e uma complexidade herbal muito elegante. É produzido a partir de leite pasteurizado, respeitando práticas orgânicas e sustentáveis, com total cuidado artesanal.
Vencedor da medalha de ouro no Mundial do Queijo Brasil 2024, é um queijo versátil, que poderá trazer grande sofisticação àquele café da manhã especial. Serve como recheios dos mais diversos tipos tortas salgadas, massas e sanduíches, ou mesmo acompanhando espumantes, vinhos leves e carnes defumadas.
Queijo Mantiqueira de Minas

Produzido na Serra da Mantiqueira, pelo produtor Tiago Barbosa, em Itamonte (MG), o Queijo Mantiqueira de Minas é um exemplo refinado do potencial dos queijos brasileiros de longa maturação. Feito com leite cru de vacas Jersey da própria fazenda, passa por um cuidadoso processo de cura natural de 6 meses, o que lhe confere sabor profundo e textura firme. Seu interior é compacto, de cor amarela intensa e sabor persistente, com presença marcante de umami. Reconhecido como queijo artesanal de minas, o Mantiqueira de Minas de 6 meses é ideal para momentos de degustação, harmonizando com vinhos tintos estruturados, cervejas maltadas ou mesmo puro, como protagonista de uma boa tábua. Finalização de massas e saladas com ele também é receita do sucesso.
Acompanhamentos

E para acompanhar os queijos de julho, você vai conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de floradas no mel. Aproveite os dois méis artesanais — de florada de laranjeira e florada de café — e perceba como as flores influenciam o sabor. A edição traz ainda um chá misto artesanal de erva-mate, maçã, limão e hortelã, que pode ser servido quente, gelado ou até em drinks.
Receita: Pão de Queijo Recheado com Pernil e Queijo
Ingredientes para 10 unidades
10 pães de queijo grandes, já assados
400g de pernil assado e cortado em finas lascas
1/2 cebola roxa fatiada finamente
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de azeite ou manteiga
200g de queijo Frassinella
Pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
Preparo
Prepare o pernil: Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione o pernil assado e fatiado e mexa bem. Ajuste o sal e finalize com cheiro-verde.
Abra os pães de queijo: Com cuidado, faça um corte lateral nos pães de queijo assados, formando uma espécie de bolsinha (sem cortar até o fim).
Recheie: Coloque uma porção do pernil dentro de cada pão de queijo e cubra com fatias de Frassinella.
Mais importante da receita!!! Gratine: Leve ao forno preaquecido (220 °C) por 5 minutos ou até o queijo derreter. Se preferir, use um maçarico culinário para gratinar o topo. Pode finalizar com uma colher de chá de um bom molho barbecue.
Sirva quente: Perfeito para servir com cervejas artesanais mais marcantes.